sexta-feira, 17 de junho de 2016

Projeto de física - 2º Trimestre - Foguete a Água






O projeto, como destacado na imagem acima consiste na construção de um foguete que utilize água e ar comprimido para impulsioná-lo e assim fazê-lo “voar”, para isso é necessário a construção de uma base que atenda as necessidades do foguete que basicamente é uma garrafinha pet.
Entretanto no trabalho foi solicitado a elaboração de um paraquedas  que fosse acoplado a garrafa, cumprindo uma função de freio na hora de sua queda e ao mesmo tempo,  busque deixá-la mais tempo no ar. Por meio disso, é possível alcançar os objetos da competição, ou seja, o foguete que fique mais tempo no ar.
Portanto, para fazer um foguete à água é preciso de uma base, uma garrafa Pet e um paraquedas.

Base:
A base é uma estrutura de suporte ao foguete que consiste em um pedaço de madeira com dois canos, no qual, estará a mangueira ligada à bomba de pneu de bicicleta que dará o ar comprimido necessário para aumentar a pressão da garrafa com água dentro, fazendo o objeto subir. Além disso, nela há uma trava que a principio prende o foguete evitando “voar”, logo que é colocado ar nele.
A construção da base foi feita pelo grupo seguindo o modelo apresentado no blog e todos seus passos de construção e fazendo uso do mesmo material. Mostrado no link: https://www.dropbox.com/s/hnjhb0epqlk76zl/Projeto_Foguete.pdf?m
Porém com algumas modificações entre elas no que, se diz a respeito da trava de segurança do foguete, devido à dificuldade em puxa – lá se colocou dois ganchos nas laterais da base de madeira passando o barbante evitando que o fio engancha-se.
Também essa base pequena foi inserida em um pedaço de madeira maior é presa por meio de parafusos.   
Montagem da Base
1º Passo: Com a chapa de madeira de 20x15 cm ao seu centro foram furados quatro “buracos” com uma distancia que fosse possível encaixar o cotovelo, e logo após, colocou-se o cano colado com seis braçadeiras de nylon.
2º Passo: Furou-se a rolha de cortiça colocando sobre a mangueira passando para  dentro dos canos.
3º Passo: Com o cano de esgoto furado foi feito a trava do foguete que era presa por barbantes e passada pelos parafusos da base.
Com isso, conclui-se a montagem da primeira parte do projeto.
Problemas:
Os problemas que ocorreram na base estão relacionados à trava e a rolha de cortiça. Esta, devido o material de corça rachar muito fácil logo após os testes teve que ser trocada, pois facilitava o vazamento de água. Enquanto a trava, devido não haver um espaçamento suficiente entre os parafusos e o cotovelo enganchava ao puxar sendo então colocados dois ganchos e prendido o barbante.
Foguete
Uma garrafa Pet de guaraná de 600 ml constituiu o foguete que foi acoplado a parte superior de outra garrafa de mesmo tipo, de modo que ficassem 2 bocas uma seria pra colocar água no foguete e a outra para uma tampa que estava  um anel com barbantes do paraquedas.
Ao primeiro momento o grupo usou apenas uma garrafa de 600 ml, porém, devido problemas de prender o paraquedas na decolagem usou o outro modelo.

Paraquedas
Para confeccionar o paraquedas foram pesquisados diversos modelos inclusive o sugerido no projeto.
Foram feitos 3 tipos de paraquedas um em formato de flor, outro com o mesmo formato com furo no meio, e um em formato de hexágono.
O utilizado pelo grupo no dia do teste foi o com furo no meio, pois tornava a queda do foguete reta evitando ir para o lado perdendo altitude os modelos seguidos foram confeccionados a partir dos seguintes exemplos:
Problemas:

O maior problema encontrado no paraquedas foi à dobra, na garrafa pet de forma e conseguir que ele abrisse ao ser lançado, e ao colocá-lo no foguete. Para isso foi cortado uma outra a garrafa e em sua tampa amarrou-se o barbante passando por uma anel ficando preso assim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário