sexta-feira, 24 de junho de 2016

Conceitos físicos envolvendo o foguete a água

·         Pressão
·         Força
·         Empuxo
·         Primeira Lei de Newton
·         Terceira lei de Newton
·         Aceleração

A pressão é observada ao inserir ar no foguete por meio da bomba de bicicleta, entretanto, na garrafa que constitui o foguete, já apresenta ar havendo assim um aumento na pressão interna da garrafa, que resultando em uma força manifestada na área do foguete, fazendo assim ao destrava-lo,  o foguete subir.
Entre as forças que atuam em um foguete estão o empuxo, decorrente dos gases de combustão que são ejetados para fora, assim estabelece a relação de empuxo com a massa de combustível liberada com a velocidade. Nos foguetes a água, o empuxo se dá pelo ar pressurizado, que empurra a água para fora, causando uma reação da garrafa em sentido oposto.
 E o peso que é do foguete, portanto é possível aplicar a Segunda Lei de Newton, uma vez que para subir o foguete o empuxo deve ser maior que o peso. Contudo a força atuante sobre um sistema é dada pelo produto entre a sua massa e a aceleração desenvolvida. Sendo demonstrada por equação E-P= m.a, seu movimento de subida.
No foguete a água a Segunda lei de Newton já que é levada em consideração a massa da garrafa, quanto maior a massa menor será a aceleração e, de menor massa, terá maior aceleração. A massa é determinada pelo quanto a garrafa está cheia de água.
Aceleração, conceito que ocorre durante o lançamento resultado da força de empuxo, foi elevação na velocidade do foguete. Primeira lei de Newton onde o foguete permaneceria em repouso se não fosse às forças externas feitas para o lançamento.
E pressão, referente à hidrostática, é o conceito realizado pela bomba para retirar o foguete da inércia.
Terceira Lei de Newton: ação e reação, pois quando pressionamos a bomba e causa uma alta elevação na pressão que é direcionado para a garrafa (ação) com água, faz a água reagir de modo com que "vaze" para fora da garrafa com forte pressão e consequentemente lance o foguete (pode ser comparado esse processo quando é aberto uma garrafa de champanhe, onde a pressão dentro da garrafa estoure a rolha).

Referências: 




Conclusão:
 O trabalho do foguete a água, possibilitou observar diversos conceitos que envolvem desde de sua preparação até o lançamento, tais como pressão, aceleração, empuxo, força, dentre outros.Porém com os testes realizados, percebe-se que apesar do grupo ter alcançado os objetivos propostos, construção da base, paraquedas e foguete e ter feito bons tempos ainda é preciso melhorar, principalmente na parte do paraquedas, devido este muitas vezes não abrir.

Contudo o desenvolvimento deste projeto foi realizado por todos o que facilitou concluí-lo, e alcançar mais sucesso em relação aos demais, embora apresente algumas falhas ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário