quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Relatório do Projeto do 3º Trimestre - Catapulta




Aplicação Física


No projeto observamos algumas aplicações físicas como: Impulso, força elástica, energia potencial elástica, energia cinética, energia mecânica e potência.
O impulso neste projeto é notado e adquirido quando é aplicada uma força no “cabo” de lançamento, no qual, localiza-se o objeto a ser lançado. Depois de aplicada esta força num determinado intervalo de tempo o objeto que se encontra no “cabo” adquire movimento, devido ao impulso que este recebeu proveniente da força que foi exercida no mecanismo que o lançou.
A força elástica é percebida no garrote, pois quando é exercida uma força que levará movimento do objeto a ser lançado, este é deformado. Porém, depois de retirada a força de impulso sobre o garrote este volta a seu estado inicial. Por isso, pela força elástica que o garrote adquire e por sua capacidade de deformação este armazena energia nele constituindo a energia potencial elástica.
Diante desta situação, quando for exercida uma força no garrote este obterá energia e impulso que vai modificar o estado de movimentos dos corpos gerando uma energia cinética. Em relação a energia mecânica,ela está presente na catapulta pois há o armazenamento de energia e, quando soltamos o dispositivo de trava, a catapulta realiza um trabalho.

Quando a catapulta adquire movimento que é resultado de uma força aplicada sobre “cabo”, principalmente no elástico, em determinada posição em um intervalo de tempo observamos que esta gera uma potência devido ao trabalho realizado pelo objeto, uma vez que, dependendo da intensidade da força exercida e o tempo que foi aplicada a catapulta realiza seu trabalho (movimento) mais rápido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário